13 abril 2008

O ÓXIDO NÍTRICO MELHORA A TROCA GASOSA E REDUZ A MORTALIDADE EM PACIENTES COM LESÃO PULMONAR AGUDA?

Adhikari NK et al
BMJ 2007; 334:779-787

A lesão pulmonar aguda (LPA) e síndrome do desconforto respiratório agudo(SARA)são caracterizados por hipoxemia aguda, infiltrados pulmonares bilaterais ao exame radiológico de tórax e ausência de hipertensão atrial esquerda. A sua fisiopatologia inclui alteração da relação entre ventilação e perfusão e hipertensão pulmonar. O endothelium-derived relaxing factor (EDRF), descoberto por Furchgott e Zawadzki em 1980, e identificado como sendo o óxido nítrico (NO) por Palmer em 1987 é um vasodilatador pulmonar seletivo que teoricamente poderia beneficiar os pacientes com LPA e SARA. Uma meta-análise publicada em 2003 com 5 estudos randomizados não encontrou nenhum efeito na mortalidade dos pacientes. A recente meta-análise de Adhikari et al incluíu 12 estudos e um total de 1237 pacientes e demonstrou que a utilização de óxido nítrico não reduziu a mortalidade (RR: 1,10; 95%IC 0,94-1,30), duração da ventilação mecânica e hipertensão pulmonar. Por outro lado, o óxido nítrico melhorou temporariamente a troca gasosa mas esta melhora não persistiu por mais de 24 horas. Para completar, os pacientes que fizeram uso de óxido nítrico apresentaram mais disfunção renal. Como o óxido nítrico melhora apenas temporariamente a oxigenação, não reduz a mortalidade e pode provocar disfunção renal, os autores não recomendam o seu uso em pacientes com LPA e SARA.

Flávio E. Nácul

3 comentários:

  1. Flavio e colegas
As raras oportunidades de usar NO (na realidade, duas) me deixaram a impressão que se usa esta terapia em situações desesperadoras e tardiamente. Os pacientes melhoraram muito nas primeiras horas, mas após 2 4 e principalmente 48 horas, não surtia mais efeito. Parece que NO seja uma boa opção para situações onde a injúria pulmonar seja temporária e curta, como pós-op de transplante pulmonar e TRALI.

    André Japiassu

    ResponderEliminar
  2. Por causa do baixo nivel de evidência e dos escassos clinical trials bem feitos (ou com poder adequado) que estas terapias: NO, ECMO, prona, RECRUTAMENTO devem ser consideradas terpias de EXCEÇÃO para condições especiais e hipoxemia refratária. Digo isto a despeito do que alguns experts da área possam achar. Como disse o Reinhardt uma vez em Barcelons: "In god we trust, for all other things please show me the evidence".



    Jorge Salluh

    ResponderEliminar
  3. Considerando a falta de evidência a o risco de toxicidade, eu concordo com o André e com o Jorge que no momento o óxido nítrico deve ser reservado apenas para situações especiais associadas à LPA e SARA.



    Flávio E. Nácul

    ResponderEliminar

Transfusão de hemácias na UTI: após 20 anos

  Título: Red Blood Cell Transfusion in the Intensive Care Unit. Autores: Raasveld SJ, Bruin S, Reuland MC, et al for the InPUT Study Group....